sábado, 12 de maio de 2018

Poemas de passagem


Ta vendo aquele trem?
É um verso meu em viagem.
De estação em estação,
Do inverno ao verão,
Meus poemas viajantes 
Pedem passagem.

[Olha pela janela,
As árvores da primavera 
Hoje estão a dançar.
No seu balé infinito
O meu poema é um giro -
Doce pólen a provar]

Ta vendo aquela torre?
O seu relógio é um ditador.
No tic-tac, feito marcha,
Me rouba um verso que ele acha
Não ser meu, 
Mas de um adeus...

Pois o trem já vai-se embora,
E eu viajo, pelas horas,
Enquanto as folhas caem.
Meu poema já se foi,
Da estação dos versos meus
Das entrelinhas que se esvaem.


3 comentários:

  1. As entrelinhas se esvaem
    E o ditador de ponteiros móveis
    tenta arrancar-nos a nós
    da linha...
    Toma tua linha, e segue!
    Derrama teus versos nela
    E pula!
    Não temas o descarrilhar
    Aos nossos versos há licença!
    Talvez passaportes poéticos
    para trocar de linhas
    e deixar para trás as entrelinhas...
    Meus versos distantes aqui
    Andam sem métrica nem rima
    Mas pareço não per
    der a linha...
    ou não...
    Pulemos!
    Lancemos nossa gargalhada
    ao ditador das horas marcadas!
    Debochemos até o segundo derradeiro
    quando, finalmente, o ponteiro
    de um único segundo,
    Tolherá nossos versos do caminho...
    Mas aí, talvez, já seja tarde.
    Talvez já tenhamos polinizado o mundo
    com as sementes da poesia das horas
    tic-tac, tic, tac...
    O ditador das horas nos odeia
    simplesmente por saber apenas um verso
    apenas uma rima: tic, tac. tic, tac...

    ResponderExcluir
  2. Eu busco hoje versos soltos,
    Sem linhas, sem trilhos, sem horas...
    Maior que a ditadura do relógio
    É minha vontade de ir embora.
    Os meus versos sem raiz
    Lançam no vento outra partida:
    Partem ao meio a minha vida,
    Rimam a dor da minha demora.
    Meus amores, meus mares:
    Poemas de outros lugares,
    Tenho visto de poeta
    Para navegar todas as línguas -
    Nas entrelinhas dos meus versos,
    O mistério do universo
    Seduz a minha passagem
    Por terras longínquas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santa inspiração!!!
      Merece postagem na página principal!

      Excluir

Por-do-Sol na Sunbridge Road

Às cinco da tarde  de um dia amarelo, a liberdade míngua à sete chaves no claustro de um apartamento - mas a lua da tarde, dona de ...